D.I.Y: Apanhador de sonhos



Olá meninas, ontem eu tive insônia e fiquei acordada até umas 3hrs da madrugada, e quando se perde o sono normalmente você procura algo pra fazer enquanto ele não vem né rs E eu fui buscar aprender a fazer um apanhador de sonhos, e consegui fazer - me senti a pessoa mais foda do mundo por isso kk- já que eu consegui fazer pensei em criar um post ensinando a quem não sabe fazer e tem vontade de aprender e quem sabe não vire um fonte de renda. Muitas pessoas estão comprando apanhador de sonhos porque os acham lindos, o que eu concordo de olhos fechados né, e porque não aprender a fazer e vender pras amigas e quem mais estiver afim ou presentear alguém que a muito tempo deseja um. 
Antes de ensinar o passo a passo de como criar o apanhador de sonhos ou como outros conhecem filtro de sonhos, eu vou  contar a história e o significado desse objeto. 

História e Significado
O Apanhador ou Filtro dos Sonhos é um objeto indígena nativo da América do Norte.
Nos anos 60 e 70, houve uma febre em resgatar costumes dos índios americanos, e foi aí que o Filtro dos Sonhos se tornou tão conhecido. Há várias versões sobre o significado, mas a mais forte diz que foi originado na tribo dos índios Ojibwa esses índios viviam na região dos grandes lagos da América do Norte e hoje se espalharam pela região do Novo México.Os Ojibwa acreditavam que decifrar mensagens e entender os sonhos era algo muito importante durante o tempo que vivemos na terra e, por isso, o Filtro dos Sonhos é algo tão especial.Os índios diziam que quando o dia virava noite, o ar ficava muito carregado por diferentes energias, que seriam os sonhos e pesadelos.Cada um dos sonhos teria mensagens e vibrações diferentes, e o Filtro serviria, justamente, para filtrar o ar.A teia do FIltro, quando pendurada, pega todos os sonhos ainda no ar.Os sonhos bons sabem o caminho para passar pela teia, enquanto os pesadelos ficam presos no círculo até o nascer do sol (e desaparecem com a luz do sol nascente.A teia prende as coisas ruins, deixando apenas que as boas vibrações cheguem a quem o possuir.Outra velha lenda dizia que em um tempo onde havia só escuridão no mundo, o xamã Sioux subiu no alto de uma montanha.Na montanha, ele se comunicou com um espírito mágico em formato de aranha, chamado Iktomi!Diz a lenda que a aranha pegou um cipó e teceu uma teia em volta dele com cabelo de cavalo.O espírito Iktomi teria ensinado ao xamã sobre o nascimento, a morte e as forças boas e ruins que influenciam os homens.A força do Filtro dos Sonhos faria sua vida seguir de acordo com o que você deseja no seu interior.Os filtros dos sonhos devem ser colocados onde a luz bate de manhã, na janela, para que os maus sonhos sejam destruídos e ele possa funcionar normalmente na noite seguinte.As tatuagens de Filtro dos Sonhos servem para quem busca proteção, deixando só que boas energias e bons sonhos cheguem.A aranha ensinou ao xamã: "Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios".A aranha ainda aconselhou o xamã a usar a teia central para ajudar o seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias,  
 sonhos e visões.Para o xamanismo, uma antiga prática espititual e filosófica, essa mandala tem a função de inspirar criatividade, imaginação, clarear sua visão sobre a teia da vida, transformar seus sonhos em realidade e muitas outras boas energias para quem o possuir.No filtro dos sonhos, o círculo representa o ciclo da vida, a teia os sonhos que construímos ao decorrer de nossas vidas e os adereços como penas ou pedras representam o ar ou a respiração.O Filtro dos Sonhos ainda inspira a visão de mundo e o nosso poder de ir atrás do que queremos, alcançando nossos objetivos. Dizem que ele te ajudará a conseguir independência e coragem pra acabar com as armadilhas que criamos para nós mesmos.A lenda diz que o Filtro dos Sonhos ajuda a romper a teia da ilusão e construir novos sonhos, tecendo nossas próprias vidas. (fonte:http://capricho.abril.com.br/vida-real/filtros-sonhos-pra-se-inspirar-762825.shtml)

As cores

Antes de começar a confeccionar o apanhador de sonhos devemos primeiro escolher as cores a serem utilizadas. Cada cor possui um significado, é bom escolher de acordo com o que deseja ou se desejar faz da cor que preferir mesmo rs. 

Amarelo Dourado: Sabedoria, inteligência, iluminação interior e discernimento, estimulante do cérebro e faculdades mentais, desperta novas esperanças, fortalece olhos e ouvidos e ajuda na cura da artrite.

Azul:  fé, determinação, equilíbrio e paz, ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental

Azul turquesa: modificações provocadas pelo domínio espiritual,clareza de expressão, irradia,' bem estar e triunfo, adequada para problemas de pele, atenua stress e tensão.

Laranja: desapego, alegria e vivacidade, ajuda a agir de forma construtiva, estimula a disposição para ir além da sua forma habitual de agir, deve ser usada por quem precisa acreditar em si mesma e na sua intuição, energiza o corpo e ajuda nos processos de assimilação, pode ser usada nos distúrbios do baço e do rim e é indicada para o tratamento de bronquite e alcoolismo.

Rosa: amor incondicional, pureza e beleza, ajuda a desenvolver a auto-estima

Verde: cura e verdade, satisfação e harmonia, provoca sentimento natural de justiça, significa o crescimento terreno, pois está ligado à natureza, reflete participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação, imagem da segurança e da proteção e ajuda a tomar decisões, concentração, benéfica para o sistema nervoso, tendo efeito sedativo e relaxante

Vermelho: amor devocional, abnegação, persistencia, força física, estímulo e poder, motivação, estimulação, criatividade e dá vontade, amor físico e paixão, indicada para o esgotamento e fraqueza, depressão, tristeza e letargia

Violeta: transmutação e liberdade, ideal para distúrbios nervosos ou mentais, ajuda na cura de nevralgias e problemas associados aos olhos, ouvido e nariz

Magenta: dedicação, reverência, gratidão e comprometimento são características atribuídas a essa cor, cujo empenho é expressa o idealismo em sua forma mais pura elevando o grau de maturidade e compreensão, atua como um estabilizador dos processos emocionais

Marrom: representante da cor Terra e está ligado a estabilidade
Preto, a natureza do preto é absorver a luz, no xamanismo a escuridão nos leva ao encontro de nossa espiritualidade

Branco: supremacia espiritual, iluminação e despertar cósmico

Passo a Passo :

Material:
  • Tesoura
  • Aro (bastidor, cipó, arame, argola, pulseira, ...) qualquer coisa redonda que seja firme.
  • Fita de cetim, linha de bordado, barbante colorido, lã, palha da costa (escolha apenas um desses citados)
  • Penas
  • Miçangas
  • Cola
  • agulha

Passo 1:
Envolva o aro por completo com o que você escolheu seja a fita de cetim, a linha de bordado, a lã o que você quiser. Eu fiz o meu com linha de bordado. Depois de enrolar por completo o aro dê um nó bem firme no final e corte a ponta. Pegue a cola coloque um pouco num pedaço de papel e passe por todo o aro com os dedos, passando em volta na direção que você enrolou o aro. 


Passo 2:
Agora iremos começar a tecer a teia que fica no centro do apanhador de sonhos. Para começar a teia dê um nó num local do aro e prossiga dando voltas em todo o aro criando elos, cuidado para não deixar os elos com distâncias diferentes entre eles, tente deixar o mais parecido possível tomando cuidado para deixar um pouco largo o fio. Após dar a primeira volta com a criação dos elos, vá formando outros elos, passando a linha por dentro dos que já foram criados e criando mais elos até se aproximar do centro, quando estiver próximo ao centro utilize a agulha para finalizar. 




Passo 4: 
Agora que a teia está pronta você pode deixar um círculo sozinho como na imagem acima ou pode preenchê-lo com uma miçanga, para isso basta finalizar o círculo com a agulha e enfia-la no meio da miçanga deixando no meio do círculo e dando um nó do outro lado.  Depois é só decorar com as penas, do jeito que achar melhor. Uma dica para prender as penas é, amarrar a linha onde as penas ficarão penduradas no apanhador de sonhos colocar uma ou duas miçangas e enfiar o cabo das penas pelo buraco das miçangas, eu fiz assim e deu certo. 


 As imagens aqui postadas foram pegas no site Vila Mulher
Eu fiz dois apanhadores de sonhos e são esses das fotos abaixo. 





E ai gostaram? Vou ser sincera não é difícil mas é um trabalho que exige paciência ein rs. Comentem.


8 comentários:

  1. Linda adoro seu blog.Sempre bem atualizado, bem informado, sempre com ótimas explicações, bom textos.Abraços e continue sempre com esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah obrigada, mas bem que você podia se identificar né rs. E volte sempre que quiser e puder *-*

      Excluir
  2. Oi, vc faz pra vender?
    marina7488@Yahoo.Com.Br

    ResponderExcluir
  3. Maria Lúcia , eu como um Índio norte Americano , (SIOUX ), fico muito feliz é também orgulhoso de você ter amor é respeito por objetos índigenas , parabéns é toda nação ÍNDIGENA está muito feliz com vc , muito obrigado !!
    Meu nome é Taiguara Wikoli , boa noite é tenho um feriado abençoado tá !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Taiguara fico feliz de saber que você esta orgulhoso de mim, e espero que esse respeito que eu tenho passe para outras pessoas e que elas possam ter também.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. EU JA SABIA FAZER D TUDO JA TENHO 1 ANOS EU TRABALHO COM FILTRO DO SONHO

    ResponderExcluir