Natal: significados


Muita gente não sabe o verdadeiro significado do Natal como um todo e o que cada cada objeto que compõe o Natal também significa como exemplo a árvore de natal, a estrela, o porque dos presentes, entre outras coisas e por isso eu pesquisei mais uma vez e trouxe para vocês os significados do Natal. 

O que é Natal: O significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo e sua comemoração anual, que acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.                                              As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três Reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal, o que é dia 6 de janeiro o dia de reis. E do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa história.

Significado dos Símbolos de Natal: As comemorações de Natal incluem a presença de diversos símbolos tradicionais como a ceia de Natal, árvore de Natal, o Papai Noel, as músicas, a troca de presentes, o presépio, a iluminação e outras decorações natalinas.

Árvore de Natal: A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares, e normalmente é um pinheiro. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade. O costume de enfeitar as árvores de Natal surgiu na Alemanha. Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição. Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais, sendo que estas últimas encontram-se à venda em cores variadas.

Papai Noel: Inspirado na figura de São Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. O que tornou o Papai Noel  responsável por trazer os presentes das crianças no Natal, segundo a tradição.

Estrela de Natal: Simboliza a estrela que guiou os reis magos até o local do nascimento de Jesus, segundo o relato do Evangelho de Mateus, na Bíblia.

Presentes de Natal: Os reis magos deram presentes para Jesus e o bispo Nicolau (que originou Papai Noel) era conhecido por dar presentes. Trocar presentes é uma das tradições de natal mais antigas.

Velas de Natal: Tanto as velas de Natal como as outras iluminações de natal simbolizam Jesus, que afirmou ser "a luz do mundo".

O Presépio: Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.


Em termos gerais, o Natal significa paz, alegria, fraternidade e generosidade
Então é isso ai,  agora que já conheceram os significados, desejo a todos um Feliz Natal e que nesse dia todos estejam acompanhados do espírito natalino e que o carreguem pro resto do ano. Que não lhes falte paz, amor, harmonia, união, ... tudo de bom a todos e logo mais desejo um feliz ano novo haha 
Fonte das informações: http://www.significados.com.br/natal
                                   http://www.suapesquisa.com/historiadonatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário